Postado em domingo, 6 de setembro de 2009

Ministério da Cultura premia ONG de Alfenas pelo 2º ano

O MGA (Movimento Gay de Alfenas e Região) é uma das duas instituições mineiras vencedoras do Prêmio Cultural LGBT 2009, promovido pelo Ministério da Cultura (Minc).


Alessandro Emergente

O MGA (Movimento Gay de Alfenas e Região) é uma das duas instituições mineiras vencedoras do Prêmio Cultural LGBT 2009, promovido pelo Ministério da Cultura (Minc). A ONG foi premiada pela realização da 5ª Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual, que antecedeu a Parada Gay de Alfenas de 2008. É a segunda vez consecutiva que o evento do MGA recebe a premiação.

A premiação contempla 54 iniciativas culturais que contribuíram para o combate à homofobia e para o aumento da visibilidade do segmento LGBT, com recursos de R$ 23 mil. Ainda não há data definida para a cerimônia de entrega dos prêmios em Brasília.

A premiação é feita pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC). Uma técnica do Ministério da Cultura foi enviada a Alfenas, durante a realização da Semana da Diversidade Sexual, para analisar in loco o evento.

O coordenador-geral do MGA, Sander Simaglio, que atua como voluntário, disse que o prêmio é um reconhecimento oficial de que o caminho adotado na promoção dos eventos para o público LGBT está no “caminho certo”. Lembra que o objetivo é a execução de eventos de integração entre públicos distintos. “Nossa intenção não é promover a Parada Gay apenas para os gays, mas promover uma integração com a sociedade”, afirma. “Não resolve fazer Parada Gay somente para gay”.

Classificação Geral

O projeto do MGA, premiado pelo Ministério da Cultura, aparece em sétimo lugar na classificação geral. Entre os dez primeiros é o único de uma cidade com população abaixo de 100 mil habitantes. O outro projeto premiado em Minas é do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), em Belo Horizonte.

O coordenador-geral do MGA explica que a premiação que totaliza R$ 1,2 milhão é a única verba disponibilizada pelo Ministério da Cultura para a cultura LGBT como forma de combate a homofobia. O recurso recebido com a premiação deve ser investido numa revista especial sobre a Parada Gay 2009. Sander informa que serão 5 mil exemplares a serem remetidos para todas ONGs LGBT do País.

“A transmissão positiva da imagem do movimento GLBT é o ponto de análise do Ministério da Cultura”, diz Sander ao explicar que a produção da revista tem como objetivo a difusão do trabalho desenvolvido pelo MGA para que outras ONGs adote-o como modelo.

Neste fim de semana, Varginha realizou a primeira Parada Gay. Poços de Caldas está em sua terceira edição. Sander lembra que a Parada Gay de Alfenas, em sua sexta edição, é pioneira no Sul de Minas. Em Minas, Belo Horizonte está na 12 edição e Juiz de Fora completará a 8 em novembro.



DEIXE SEU COMENTÁRIO

Caracteres Restantes 500

Termos e Condições para postagens de Comentários


COMENTÁRIOS

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva dos autores.

     
     
     
     

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa

Estou de acordo